Durante esse período de quarentena apesar da maioria da população mundial estar sendo obrigada a ficar em casa, infelizmente, ocorreram fatos que demonstram a triste continuidade de episódios de racismo no mundo, especialmente no Brasil.
A Escola Geraldina não poderia deixar de comentar sobre a truculenta ação policial nos Estados Unidos que resultou na morte de George Floyd, em que suas últimas palavras foram "Não consigo respirar". No entanto esse tipo de ação pode ser observada quase todos os dias nas comunidades carentes brasileiras, em que operações policiais violentas costumam resultar em mortes de pessoas inocentes, e em muitos casos até de crianças, como foram os casos da menina Ágathá , do João Pedro, entre tantos outros.
Não podemos nos esquecer também de casos de racismo que são cometidos por outras pessoas, afinal, a polícia não é a única que deve fazer uma reavaliação de suas práticas e condutas. O caso do menino Miguel Silva é um exemplo disso.
Todos nós, cidadãos comuns, temos de avaliar como o racismo afeta as nossas relações sociais e tentar de alguma forma mudar essa realidade.
Clique em todos os links em marrom e leia reportagens sobre cada acontecimento.
Na tentativa de propiciar essa discussão, postamos aqui, pastas no Google Drive com filmes séries, documentários e livros que podem te ajudar a refletir melhor sobre a situação étnico racial da nossa sociedade e que vão te fazer entender que sim, Vidas Pretas Importam.
Os filmes que você vai encontrar são:
Os documentários que você vai encontrar são:
As séries que você vai encontrar são:
Os livros que você vai encontrar são:
Você também vai encontrar TED Talks (palestras) que tratam sobre o racismo e seus efeitos
Aproveite o tempo que você está em casa, clique sobre os links abaixo e se entretenha com muito conhecimento.
Para se informar mais sobre o racismo e sua relação com o quantitativo de mortes por Covid -19 você pode clicar nos links abaixo:
Comments